Outra proposta irrecusável

A vida de crimes tem se provado bem lucrativa para muitos criadores de videogames, rendendo séries de sucesso como Grand Theft Auto, Scarface e Mafia. Mas mesmo chegando tarde, a Electronic Arts mostrou serviço trazendo a eterna série O Poderoso Chefão ao mundo virtual - e essa proposta foi algo que poucos gamers quiseram negar. O segundo episódio dessa saga promete ser ainda mais ousado, mostrando que nem só os gangsters abusam o quanto podem.

Seguindo os passos de Vice City, Godfather II troca Nova York por Miami, mas dessa vez nos anos 60. No papel de Dominic, um dos capangas de Aldo Trapani (protagonista do primeiro game), você acaba herdando a posição desse Don depois de um acidente trágico. Esse novo ambiente se provará um enorme desafio para o criminoso, que tentará dominar completamente a cidade dividida entre diferentes famílias.

Uma das principais novidades da continuação está na tentativa de criar mais repercussões para suas ações. No decorrer da partida você vai tomando controle de cassinos ilegais, lojas do mercado negro de armas e cobrando taxas de proteção de negócios honestos... mas tudo isso faz parte de um ecossistema entre todas as famílias que lutam pela cidade. Quanto maior é a sua influência, maior é o alvo que você vai pintando em suas próprias costas. Apesar de todos esses "negócios" garantirem uma receita, você deve investir em segurança para garantir que eles não sejam alvo da inveja de seus oponentes. Da mesma forma, quanto mais você vai arreganhando os dentes para as demais famílias, mais violentos são os ataques de volta - logo você será vítima de diversos ataques de carros com metralhadoras, exatamente como nos filmes.

Mas nem só de riscos vive uma família em pleno desenvolvimento. Além de certos benefícios dos negócios (como mais munição para quem tem o monopólio do comércio de armas), você terá de recrutar pessoalmente novos membros para sua organização. Cada um deles terá habilidades e personalidades específicas, e você pode passar missões específicas contra outras famílias, sem precisar sujas suas mãos no processo. E caso você faça favores para personalidades como o promotor público, pode sempre cobrar isso de volta, pedindo uma batida contra um rival, por exemplo. Influência é um dos principais recursos de Godfather II, e saber gerenciar esse bem pode significar a diferença entre ser o dono da cidade e o dono de sua própria cela (ou túmulo).
Só que muitos jogadores vão querer cuidar de certos negócios pessoalmente, e nem aí o game tira essa possibilidade das suas mãos. Só que ao invés de ir sozinho e seguir por uma rota pré-definida, agora você pode mostrar que seu cérebro é tão importante quanto seus músculos. Um dos exemplos mostrados pela equipe trazia Dominic levando alguns capangas para uma missão, sendo que um deles tinha experiência em engenharia - e podia cortar buracos na cerca para abrir uma rota mais furtiva. Enquanto isso, um especialista em combate corpo-a-corpo era capaz de derrubar guardas sem causar um tumulto. Certamente uma estratégia muito mais eficiente do que sair derrubando a porta da frente sozinho com uma metralhadora... e muito mais fiel à obra de Mario Puzo.
Fãs do filme podem ficar sossegados no que se refere à trama, que correrá paralela a inúmeros eventos do famoso longa metragem, mais uma vez trazendo diversos atores para dublar seus respectivos papeis. E apesar de trazer alguns elementos previsíveis, a história é quase toda inédita, garantindo várias surpresas que prometem influenciar na carreira de Dominic. E quem teria coragem de enfrentar o mais famoso clã mafioso da ficção?

Nenhum comentário:
Postar um comentário