terça-feira, 19 de agosto de 2008

Interzone Futebol

Genuinamente Brasileiro

Brasileiro sempre dá um jeito pra tudo, principalmente em situações difíceis. Mas não desiste nunca. E é com esse espírito que uma produtora nacional ataca o difícil mercado de games local como uma proposta diferente e inovadora. Um MMO tipicamente tupiniquim. Um MMO de futebol.

A responsável por isso a Interzone, empresa multinacional que abriu um estúdio de desenvolvimento brasileiro para fazer justamente isso: misturar a magia do esporte bretão com o universo virtual de jogos como Ragnaök Online e World of Warcraft. Mas calma, que aqui ninguém vai jogar bola de armadura.

Batizado de “Interzone Futebol”, o novo MMO usa um esquema tático diferente dos games que costumam entrar em campo nos PCs e consoles caseiros. Aqui você não controla um time ou seleção completa: cada participante toma conta de apenas um dentre os vinte e dois jogadores que correm atrás da pelota e dos gols. Seja você atacante, zagueiro ou goleiro, seu objetivo é cuidar especificamente de uma zona dentro do gramado. E não adianta ser fominha: com a bola presa e sem uma colaboração perfeita com o resto do time, pode esquecer as chances de botar a mão no caneco.

O tema pode ser futebol, mas o jeito de levar seu atleta adiante promete ser como num RPG. Depois de criar o craque – definindo nome, altura, cabelo, cor de pele, roupas e outros detalhes no melhor estilo The Sims 2 – caberá a você definir quais serão suas especialidades. Atacantes precisam de velocidade para arrancadas e boa mira para chutes certeiros, enquanto bons defensores são feitos de boa resistência e técnica para roubarem bolas e não serem driblados. Cada vez que você entra em campo seus atributos evoluem de acordo com a posição e a atuação, e o desempenho do craque virtual vai aumentando a cada vitória ou derrota. E como todo bom guerreiro depende de sua espada para ir à luta, chuteiras, roupas e outros acessórios estarão disponíveis para atender às necessidades de cada atleta – quase tudo pago (online, por boleto ou em cartões pré-pagos), porque o jogo mesmo será totalmente de graça.

Para controlar graciosamente a bola no pé, nem simulação realista nem jogabilidade arcade: a Interzone aposta numa mistura dos dois para ser campeã. Nas partidas, os jogadores usarão a combinação de mouse e teclado para correr, tocar e chutar, e a comunicação entre os companheiros será fácil, tanto por mensagens escritas quanto por voz. Mas o que promete não dar moleza mesmo são os juízes: fruto de um estudo intensivo das regras da FIFA por parte da equipe de produção, eles são os profissionais ideais e não vão deixar de punir os malandros. Nem adianta xingar a mãe.

Mas não é apenas dentro dos gramados que Interzone Futebol traz diversão para seus atletas. Além dos estádios, a equipe chinesa da produtora recriou vários pontos turísticos do Rio de Janeiro – praias, praças e prédios – que servem de pontos de encontro. Um grande mundo virtual no estilo Second Life. É lá que os jogadores se reúnem para papear, combinar partidas, malhar e comprar seus equipamentos. Sem vontade de disputar uma partida completa no gramado? É só ir para a praia e organizar um futebol de areia de cinco contra cinco. Listas de amigos, fóruns, e outras funções clássicas dos MMOs também estarão presentes para que todos os companheiros mantenham o contato.

Agora é lustrar as chuteiras e partir para o ataque: o Interzone Futebol estréia ainda em 2008, com os betas previstos para setembro e outubro (e inscrições abertas no site oficial) mas se as promessas dessa equipe técnica se tornarem realidade, vai ser taça atrás de taça.

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