sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Tatsunoko Vs. Capcom: Cross Generation of Heroes (Arcade)

Uma nova mistura explosiva




Cabeças explodiram da primeira vez que Ryu e Ciclope trocaram bordoadas nas telas dos fliperamas. Quem poderia imaginar que um dia Hadoukens e Optict Blats se cruzariam, criando uma das mais amadas séries de luta de todos os tempos? Um, dois, três, quatro jogos... e por muito tempo os fãs ficaram esperando por mais combates, mais especiais exagerados, e mais combos aéreos intermináveis. Mas agora finalmente a espera vai acabar – com uma mistura tão bizarra quanto a original.
“Tatsunoko? O que é Tatsunoko?”. Além de ser a nova parceira da Capcom nessa nova empreitada, esse é o nome da casa de onde saíram vários ícones da animação japonesa. Speed Racer com seus carros absurdos? Veio de lá. Shurato, o clone de Cavaleiros do Zodíaco que tanto fez sucesso no Brasil? Também. Isso sem falar de Zillion, clássico incomparável que também deixou uma legião de fãs por aqui. Esse é o tipo de personagem que entrará no campo de batalha nessa colaboração entre as duas gigantes japonesas.

Mesmo com a combinação inusitada, Tatsunoko Vs. Capcom promete trazer toda a emoção e dedos calejados dos torneios anteriores para os novos tempos – tudo nos mínimos detalhes. Nas batalhas, duplas de heróis se enfrentam em duelos 2D no melhor estilo Street Fighter, e vence quem derrotar o time adversário. Os participantes podem ser trocados a qualquer momento – inclusive no meio de combos – e nos momentos mais críticos os dois personagens podem se juntar em um único especial devastador. Um Shinkuu Hadouken mais parece um canhão laser de filme de ficção científica... bem como nos velhos tempos.
Mas controlar as duplas de lutadores nesse misto de jogabilidade clássica com belos gráficos 3D não será exatamente como nos tempos da Marvel. A grande diferença fica nos botões: ao invés dos tradicionais seis a Capcom decidiu reduzir o número para quatro. Tudo em nome da simplicidade. Ao invés de três chutes e três socos, entram na arena botões de “Fraco”, “Médio” e “Forte” e um específico para trocar de personagem, facilidade que não existia antigamente. Mesmo assim, a possibilidade de erguer o seu oponente no ar e acertar seqüências de algumas dezenas de golpes não deve mudar – nem o espetáculo de luzes capaz de cegar os mais desavisados. Para aumentar ainda mais as chances de uma surra, agora você pode mudar de lutador também no ar.

A seleção de lutadores no quinto jogo da série Versus também deve vir em menor número – mas não menor qualidade - do que nos episódios anteriores. Seis guerreiros já estão confirmados para cada lado dessa batalha: da Capcom, chegam os veteranos Ryu e Chun-Li, de Street Fighter II, e Morrigan, de Darkstalkers, acompanhado dos novatos Batsu (Rival Schools), Alex (Street Fighter III) e Soki (Onimusha: Dawn of Dreams). Já do lado Tatsunoko chegam o herói transmorfo Polymer, o cômico Yattaman, o cavaleiro espacial Tekkaman, o gigante dourado Gold Lightan e o andróide Casshern. O sexto guerreiro – e único conhecido do público brasileiro até o momento – é Ken, líder do esquadrão G-Force. E mais ainda vêm por aí.

Essa mistura pode não ser a mais popular desse lado do planeta, mas mesmo assim, games de luta 2D como esses nunca são demais. E nunca se sabe que outras surpresas ela pode trazer no futuro, para mais uma vez deixar cabelos em pé e as mãos coçando.

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