Antes de Solid Snake redefinir o conceito de “exército de um homem só” com seus mísseis e robôs nas complexas tramas de Metal Gear Solid, a morte silenciosa já rondava o Japão antigo na forma dos guerreiros do clã Azuma, Rikimaru e Ayame. E dez anos depois do primeiro assassinato, a nova aventura se inspira nos preceitos do Ninjutsu e ataca por onde ninguém estava esperando – o branco, pequeno e simpático Wii.

Na sua estréia no console da Nintendo, a série Tenchu retorna às suas origens para reconquistar os fãs depois do fraco episódio “Z”, do Xbox 360, e retoma a saga dos ninjas seguindo os eventos do terceiro episódio. Depois de derrotar o maligno feiticeiro Tenrai e seus generais, a dupla de heróis desfruta de um ano de paz. Mas mal o sangue seca das lâminas dos assassinos e novos problemas surgem nos domínios do Lorde Gohda. Mais uma vez o senhor feudal é obrigado a convocar a ajuda dos heróis de Azuma para evitar que uma guerra exploda – uma guerra que envolverá perigos desse e de outro mundo.

O espírito do ninja sempre foi o de se movimentar em silêncio, eliminando seus alvos antes mesmo dele perceber que você está lá - e no novo Tenchu as coisas não serão diferentes. No controle de Rikimaru ou de Ayame, seu objetivo é atravessar cidades, florestas, cavernas, templos e todo tipo de cenário sem ser visto. Se aproximar de um guarda sonolento ou soldado desatento significa morte certa: uma espada enfiada no peito, uma preocupação a menos para os heróis. Mas ao contrário do Cobra aqui eles não têm grandes arsenais para se defender... e o simples fato de ser visto uma única vez pode arruinar a sua missão.

Isso quem sobreviveu aos outros episódios e se sagrou um mestre já sabe. Mas à medida em que se iluminam as sombras de Tenchu 4, seus guerreiros experientes mostram que podem aprender novos truques. A principal novidade é a arma que você, jogador, usará: o Controle Remoto do Wii. Todas as espadadas e saltos mortais desses heróis das sombras foram adaptadas para os poucos botões e muitos movimentos do bastão branco.

O novo sistema de cobertura é uma dessas mudanças. Além de poder agachar e encostar em paredes para evitar ser visto, agora é possível usar o sistema batizado de “Hayate” – do japonês, “Furacão”. Enquanto você tenta desviar dos olhos dos guardas, um pequeno redemoinho mostra o próximo ponto para o qual você pode se movimentar em segurança. E basta um leve momento do controle para que o seu ninja role em sua direção com graça e velocidade sem que ninguém perceba. É claro que nem todas as escapadas serão fáceis – ou óbvias – mas essa será um jeito novo e interessante de se tornar o vento mais uma vez.

Os Stealth Kills, ataques que eliminam oponentes incautos instantaneamente, também voltam de outra forma. Quando um alvo potencial está próximo, o toque de um botão faz com que o personagem entre num “modo assassino”, e aí cada situação pede uma reação diferente da arma que está em suas mãos. Ataques por trás, pela frente, pelo alto, de dentro d’água, roubando a espada do inimigo, derrubando-o num poço... existem várias maneiras de se matar e, para cada uma delas, um movimento do Controle Remoto ou do Nunchuk.

Itens especiais, como bombas e shurikens, também são ativados com gestos próprios, e agora estão mais numerosos do que nunca. Canos especiais, por exemplo, podem ser usados para assoprar jatos de ar gelado e apagar tochas, enquanto o clássico bambu cortado oferece oxigênio quando o ninja está de baixo d´água. O destaque, porém, fica com o gato ninja: um pequeno animalzinho que pode ser controlado por você para se infiltrar em lugares pequenos e até pegar itens.

E se a infiltração falhar? Antes existiam duas opções: tentar fugir ou combater os inimigos diretamente com ataques que raramente faziam algum estrago. Agora ainda é possível fugir, mas os corajosos de verdade têm mais armas para contra-atacar. No momento em que você é visto, apertar o botão na hora certa faz o seu ninja bater de volta e aumenta as chances de sobrevivência. No pior caso, você terá de enfrentar o oponente cara a cara em um mini-game parecido com as batalhas de Red Steel: numa visão de primeira pessoa você deve posicionar o controle do jeito certo para se defender, e depois fazer o vilão sentir o gosto de aço frio.

Reunindo dez anos de inspiração e experiência, Tenchu 4 promete escrever um dos mais importantes capítulo da história dos ninjas de Azuma – que mesmo depois de todo esse tempo, nunca precisaram de mais de uma espada para salvar o dia.

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